Revolução

Com o aumento dos inventários de publicidade,
surgiram as AdNetworks facilitando a comunicação
entre agências e publishers.

Estamos numa revolução e vamos falar da tão comentada, mas pouco compreendida, Mídia Programática.
No dia a dia corrido das agências, deixamos para trás muitas ligações telefônicas, tempo perdido e o desgaste ao contatar portais e sites um a um para compra de espaço publicitário. Hoje temos uma plataforma automatizada que minimiza custo, tempo e ainda consegue atingir o target conforme a necessidade de cada um dos nossos clientes.

O aumento dos inventários de publicidade, fez com que muitos portais ficassem com espaços ociosos, então surgiram as AdNetworks com o objetivo de servir de ponte entre agências e publishers, comercializando anúncios de maneira simples, mais tarde evoluindo para a compra de mídia automatizada, chamada de mídia programática onde os espaços são negociados com leilão através de um software conhecido como DSP (Demand Side Plataform).

Embora todo esse processo possa parecer complexo, ele está longe de ser demorado. Tudo isso acontece em menos de 1 segundo, algo que seria humanamente impossível de ser realizado no modelo convencional. Agora as empresas especializadas no assunto são as Trading Desks, que possuem equipes de mídia focadas em performance e Business Intelligence para analisar passar insigths para as novas investidas.

Tempo livre para o que interessa

Ufa, agora podemos ter insights, utilizar estratégias de B.I (Business Inteligence) e pensar em como melhorar o desempenho das campanha digitais.
Um ponto importante para obter resultado satisfatório é o briefing completo.

Matheus Gdikian

Ter um briefing completo é mais do que saber quem é o cliente e seu target. Entender a real necessidade dele no momento é a parte mais importante do processo. Por isso ter as informações claras e estruturadas abre portas para novas ideias, estratégias e diferentes caminhos.” (Matheus Gdikian – Account Manager / Zahg Trading Desk)

Para conhecer melhor este universo, você pode acompanhar nossa série de artigos quinzenais.