Blog
![Zahg - Mais conectada, terceira idade chama atenção das marcas](https://zahg.com.br/storage/75/yGV84paGbyVPDUgSyGJQNxhoAXuV5m-metabW9kZWxvX21haXNjb25lY3RhZGEucG5n-.png)
Mais conectada, terceira idade chama atenção das marcas
Jul, 2023
Cada vez mais inseridas no universo digital, pessoas acima dos 60 anos desejam experiências de consumo e que as marcas falem sua língua e ajam com coerência
As marcas estão de olho em um público que vem crescendo: os consumidores 60+. Eles estão cada vez mais ativos, exigentes, conectados e decididos quando se fala em consumo na internet. E não pense que só porque são da terceira idade, que o interesse maior está no consumo de produtos farmacêuticos, por exemplo. Esses “nada” idosos estão buscando por categorias diversas, como vestuário, alimentação, turismo, cursos, soluções de adaptação, produtos de beleza e higiene pessoal e aulas de idiomas e intercâmbio.
Para que pudéssemos compreender o comportamento dessa nova geração de idosos, lançamos o estudo “A Terceira Idade na Era Digital”. Nosso Núcleo de Pesquisa e Planejamento compilou números oficiais divulgados por entidades de saúde e estatística nacionais e internacionais, além de associações e veículos especializados. Esses dados foram adicionados às informações encontradas pelas ferramentas parceiras de monitoramento de redes sociais e inteligência de negócios. Toda essa análise nos mostrou que o destaque do comportamento da terceira idade no digital está no aumento do hábito de buscar um produto na internet e efetuar a compra online.
Antes mesmo da realidade da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de isolamento social, as pessoas com mais de 60 anos já estavam com um comportamento online em construção. Prova disso é o fato de dois em cada dez idosos usarem a internet para fazer compras e o smartphone é o principal meio de acesso deles. Identificamos que esse público quer viajar, dançar, frequentar academias, namorar, ir ao teatro, ao cinema, e fazer tudo o que qualquer cidadão normal e saudável faz. Ou seja, desejam ter experiências de consumo e que as marcas falem a mesma língua e entreguem produtos coerentes com eles.
Elaine Venga, gerente de Inteligência Estratégica.
A conclusão do nosso estudo tem como base os dados de entidades como SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que indicam que, entre os “Baby Boomers” (nascidos entre 1946 e 1964), pesquisar e comprar são a terceira e a quarta atividades online mais importantes, depois de notícias e mídias sociais (49% dos idosos têm esse hábito). Outro ponto a favor do comércio digital para esse grupo: eles preferem receber os produtos em casa, mesmo que saiam mais caros e elevem o valor do tíquete médio*.
Saiba mais sobre essa tendência acessando nosso estudo:
A Terceira Idade na Era DigitalQuer saber também sobre como a pandemia do novo coronavírus influenciou a adoção de novos hábitos desse público? Acesse nosso segundo estudo:
Idosos, a Pandemia e a Inclusão Digital![Zahg - Blog](https://zahg.com.br/build/assets/blog-detail-top-59719e66.png)
![O Dilema das Redes X O Dilema do Mercado](https://zahg.com.br/storage/81/sTkGS13PFMldhLhhyZ9c8cb3HIIO0j-metaYmxvZ29fZGlsZW1hcmVkZXMucG5n-.png)
O Dilema das Redes X O Dilema do Mercado
![Como a tecnologia transformou a publicidade](https://zahg.com.br/storage/85/D45CQWTxKOVbnrOic3JdsWQUemeqV7-metaYmxvZ29fdGVjcHVibGljaWRhZGUucG5n-.png)
Como a tecnologia transformou a publicidade
![O dia depois de amanhã](https://zahg.com.br/storage/84/y6n790g3n3qkVUFqD93OnGqYwIxNb6-metaYmxvZ29fb2RpYWRlcG9pcy5wbmc=-.png)
O dia depois de amanhã
![Balanço 2019](https://zahg.com.br/storage/83/5pwe1cs9rzXcLXIoUTDlupyEvsASIF-metaYmxvZ29fYmFsYW5jbzIwMTkucG5n-.png)
Balanço 2019
![A importância do Planejamento de Mídia e Inteligência](https://zahg.com.br/storage/82/JTD0F4EUxLRWuGQZytVqd2hrlNQIOe-metaYmxvZ29faW1wb3J0YW5jaWFwbGFuLnBuZw==-.png)
A importância do Planejamento de Mídia e Inteligência
![Vamos falar de Mídia Programática](https://zahg.com.br/storage/80/1y9tX142XnneKlSfE69ajnaP432djf-metabW9kZWxvX21pZGlhLnBuZw==-.png)
Vamos falar de Mídia Programática
![Tripla Jornada e a Pandemia](https://zahg.com.br/storage/79/29q9n8idBbrCAeYOzxegjbZEs3qTf7-metabW9kZWxvX2Jsb2dfdHJpcGxham9ybmFkYS5wbmc=-.png)
Tripla Jornada e a Pandemia
![Transformações tecnológicas da publicidade no Campus Party Digital Edition](https://zahg.com.br/storage/78/EVq66rBAPxCbNCxI9U4TTkNhYS4cBe-metabW9kZWxvX2Jsb2dfdHJhbnNmb3JtYWNvZXNkaWdpdGFpcy5wbmc=-.png)
Transformações tecnológicas da publicidade no Campus Party Digital Edition
![Turismo no Nordeste](https://zahg.com.br/storage/77/KibI5SI36FK4RnZDk3oTNnu1BIEdGx-metabW9kZWxvX2Jsb2dfdHVyaXNtb25vcmRlc3RlLnBuZw==-.png)
Turismo no Nordeste
![Pandemia impulsiona adoção de novos hábitos online pelos idosos](https://zahg.com.br/storage/76/12LNOmMn8a9w04V9Vt2aUBL5BD7haH-metabW9kZWxvX3BhbmRlbWlhaW1wdWxzaW9uYS5wbmc=-.png)
Pandemia impulsiona adoção de novos hábitos online pelos idosos
![ZAHG lança guia de melhores práticas para os anunciantes nesta Black Friday](https://zahg.com.br/storage/74/Eri8FXaCsIdRLkSFRzqvTU8xLTmcYP-metabW9kZWxvX2Jsb2dfYmxhY2tmcmlkYXkucG5n-.png)
ZAHG lança guia de melhores práticas para os anunciantes nesta Black Friday
![O cenário da educação no pós-pandemia](https://zahg.com.br/storage/72/eR9YPwAtMrZIA6sXe5YLhSmVZHrmuD-metabW9kZWxvX2Jsb2dfY2VuYXJpb2VkdWNhY2FvLnBuZw==-.png)
O cenário da educação no pós-pandemia
![Os idosos de hoje estão conectados](https://zahg.com.br/storage/71/XyLep2ZtMA0PqovdDfqCjiIZfpgFh0-metabW9kZWxvX29zaWRvc29zZGVoai5wbmc=-.png)
Os idosos de hoje estão conectados
![Guardiola no City faz do futebol um jogo de dados](https://zahg.com.br/storage/70/XnA8stnE546CML9ci3hFrzDmRARCCR-metabW9kZWxvX2d1YXJkaW9sYS5wbmc=-.png)
Guardiola no City faz do futebol um jogo de dados
![O ChatGPT vai matar a profundidade do debate?](https://zahg.com.br/storage/69/v4Edlux5Hs9bT7R4DFBWSfMGKsu7Zq-metabW9kZWxvX2NoYXRncHQucG5n-.png)
O ChatGPT vai matar a profundidade do debate?
![Marketing sem modelagem de dados é perder dinheiro](https://zahg.com.br/storage/68/2tJ0ul50kAmKeDWLKEinS3UY0Aw0C2-metabW9kZWxvX2Jsb2dfbW9kZWxhZ2VtZGVkYWRvcy5wbmc=-.png)
Marketing sem modelagem de dados é perder dinheiro
![Agências com devs próprios estão um passo à frente](https://zahg.com.br/storage/90/INt0B4DYevGzm6u6yeSFAR5aoaj9I7-metaWkFIR19BREVWX1NJVEUucG5n-.png)