Blog

Vamos falar de Mídia Programática
Jun, 2023
Deixamos para trás muitas ligações telefônicas, tempo perdido e o desgaste ao contatar portais e sites um a um para compra de espaço publicitário. Hoje temos uma plataforma automatizada que minimiza custo, tempo e ainda consegue atingir o target conforme a necessidade de cada um dos nossos clientes.
Com o aumento dos inventários de publicidade, muitos portais ficavam com espaços ociosos, então surgiram as AdNetworks com o objetivo de servir de ponte entre agencias e publishers, mais tarde evoluindo para a compra de mídia automatizada, chamada de mídia programática onde os espaços são negociados com leilão através de um software conhecido como DSP (Demand side Plataform).
Embora todo esse processo possa parecer complexo, ele está longe de ser demorado. Tudo isso acontece em menos de 1 segundo, algo que seria humanamente impossível de se realizar com a mídia tradicional.
Ufa, agora podemos ter insights, utilizar estratégias de B.I (Business Inteligence) e pensar em como melhorar o desempenho das campanha digitais. Um ponto importante para obter resultado satisfatório é o briefing completo.
Ter um briefing completo é mais do que saber quem é o cliente e seu target. Entender a real necessidade dele no momento é a parte mais importante do processo. Por isso ter as informações claras e estruturadas abre portas para novas ideias, estratégias e diferentes caminhos.
Matheus Gdikian – Chief Operating Officer
O Mecanismo
Já entendemos que a compra de espaço com a mídia programática é feita através de leilão. Mas como será que isso acontece?
A DSP é conectada à uma AdExchange, suas informações são cruzadas com as informações do Publisher, utilizando a sua própria plataforma, aSSP (Supply Side Plataform)para precificar os espaços. Nesse momento ocorre o RTB (Real Time Bidding), um leilão que disponibiliza o espaço publicitário para quem der o maior lance, e num piscar de olhos o anúncio está no ar.
Embora todo esse processo possa parecer complexo, ele está longe de ser demorado. Tudo isso acontece em menos de 1 segundo, algo que seria humanamente impossível de ser realizado com a mídia tradicional. Mídia Programática no Brasil Segundo a agência Zenith, mais de dois terços da publicidade digital em todo mundo serão operados dessa forma, e a mídia programática no Brasil está a passos largos e crescendo vertiginosamente.
É incrível saber que a tecnologia está democratizando a mídia digital. Se antigamente somente grandes empresas poderiam criar campanhas de relevância, hoje esse mecanismo publicitário é acessível para quase todas as empresas.
Com um bom planejamento e definições de expectativas, é possível obter resultados satisfatórios com a mídia programática.


O Dilema das Redes X O Dilema do Mercado

Como a tecnologia transformou a publicidade

O dia depois de amanhã

Balanço 2019

A importância do Planejamento de Mídia e Inteligência

Tripla Jornada e a Pandemia

Transformações tecnológicas da publicidade no Campus Party Digital Edition

Turismo no Nordeste

Mais conectada, terceira idade chama atenção das marcas

Pandemia impulsiona adoção de novos hábitos online pelos idosos

ZAHG lança guia de melhores práticas para os anunciantes nesta Black Friday

O cenário da educação no pós-pandemia

Os idosos de hoje estão conectados

Guardiola no City faz do futebol um jogo de dados

O ChatGPT vai matar a profundidade do debate?

Marketing sem modelagem de dados é perder dinheiro
